Nossa!!! Quanta felicidade!!! Há tempo tempo esperando (na verdade já havia esquecido rsrsrs) a posse no Magistério do Município de Duque de Caxias. Tem sido maravilhoso estar com pessoas, efetivamente, engajadas nas questões educacionais.
Diariamente faço uma "viagem" Imbariê! Antes de chegar ao Centro de Duque de Caxias passo por alguns bairros do subúrbio carioca. Há uma diversidade incrível de grupos sociais e a discrepância é visível.
Há uma construção muito recente no bairro de Manguinhos: C.E. Compositor Carlos da Vila. Lembro que quando era mais nova e passava por lá quando ia à casa da minha tia, aquilo não estava lá. De repente houve uma modificação substancial com a construção desta escola e de um complexo habitacional bem próximo.
CANDIDO PORTINARI, Retirantes (Retirantes), 1944
Óleo s/ tela 190 x 180 cm.
Col. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand São Paulo, Brasil
Óleo s/ tela 190 x 180 cm.
Col. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand São Paulo, Brasil
A proximidade entre a escola e as habitações está perfeita, se não houvesse uma aproximação que na maioria da pessoas que ali vivem já não causa mais espanto. Naquelas redondezas vejo muitas crianças sentadas pelo chão, sujas, descalças, cheirando cola, "embrulhadas" em cobertores embaixo de chuva...
As pessoas vão e vêm com tamanha naturalidade que me causa estranheza à naturalização da degradação do futuro. Banalização e descaso e desrespeito e... à vida. Vida? Que vida? O que é Vida?
De acordo com uma das definições encontradas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:
vida
1. O período de tempo que decorre desde o nascimento até à morte dos seres.
Tempo... Quanto tempo essas crianças terão? Que tempo elas têm? Quem são essas crianças para a nossa sociedade?
Silvana Fernandes
Silvana Fernandes