FALANDO SOBRE EDUCAÇÃO...

"As crianças são seres sociais, têm uma história, pertencem a uma classe social, estabelecem relações segundo seu contexto de origem, têm uma linguagem, ocupam um espaço geográfico e são valorizadas de acordo com os padrões do seu contexto familiar e com a sua própria inserção nesse contexto. Elas são pessoas, enraizadas num todo social que as envolve e que nelas imprime padrões de autoridade, linguagem, costumes."

Sonia Kramer

FONTE: http://www.mre.gov.br/dc/textos/revista7-mat8.pdf

sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Eu já sabia!"

Assistindo ao Jornal Nacional hj, vi na TV aquilo o que é bastante óbvio (comum, característico etc.)  para a Rede Globo: distorcer os fatos. Na reportagem do "JN no ar" ficou muito claro na fala do especialista um fator primordial para o fracasso da educação no Brasil: a falta de comprometimento do professor. Ao mostrar a realidade, da classificada pelo famigerado IDEB, como pior escola na região escolhida, ouvi que os professores haviam ido, naquele dia, para uma assembleia. E, por conta disso, muitas cçs ficaram sem aula. Na escola havia uma responsável por uma das crianças que estava lá para se certificar do fato. Muitos professores não permanecem por muito tempo na referida UE, incluindo direção. Pergunta: DE QUEM É A CULPA????

Na reportagem veiculada hoje, me pareceu que de certa forma, a culpa estava sendo do professor. Mas alguém questionou o motivo da assembleia? O repórter colocou que era por melhores salários. Ora, por favor! Salário, melhores condições de trabalho, plano de carreira, dentre outros fatores, certamente, levaram estes profissionais à paralisação.  Paralisação esta que deveria ser apoiada pela direção da escola e avisada aos alunos.

Outra pergunta: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE? FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE QUALIDADE? FORMAÇÃO CONTINUADA DE QUALIDADE? 
 
É... a Rede Globo não se cansa mesmo...